Regulamento
O SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME é organizado em Portugal pela Tranquilidade, marca do Grupo Generali, em associação com o Grupo Cofina Media, e com a EY como knowledge partner. Com esta iniciativa, a Tranquilidade vai dar visibilidade e voz às PME mais sustentáveis a atuar em Portugal, reconhecendo e promovendo o seu mérito e melhores práticas desenvolvidas.
Periodicidade e Objetivo
Este prémio tem uma periodicidade anual e é dedicado às PME (Pequenas e Médias Empresas) que desenvolvem boas práticas de sustentabilidade, tendo o propósito de incentivar e dar visibilidade a estas empresas e de criar um espaço de inspiração, partilha de ideias e debate público em torno da atividade económica sustentável com impacto tangível.
O grande objetivo do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME é o de apoiar e incentivar as PME em Portugal no caminho da transformação para a sustentabilidade, reconhecendo as práticas que aliam competitividade e sustentabilidade, que fomentam a redução das emissões de gases e o efeito estufa, a otimização de recursos e consumos, a reciclagem, a recuperação de matérias-primas e a economia circular, entre outros.
Assim, e no âmbito alargado desta iniciativa, a Tranquilidade quer contribuir também para o desenvolvimento de uma economia Europeia mais sustentável.
Âmbito Europeu
As PME a atuar em território nacional que sejam distinguidas serão anunciadas numa cerimónia a realizar em Portugal. A vencedora nacional participará ainda na cerimónia em Bruxelas, a 26 de outubro de 2022, e representará Portugal no âmbito europeu da iniciativa do Grupo Generali, juntamente com os “heróis da sustentabilidade” dos outros países, distinguidos a nível nacional e de entre os quais será eleito o “Herói Europeu”.
Áreas de Intervenção
O SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME selecionará as melhores práticas sustentáveis implementadas pelas PME com impacto relevante a nível ambiental, em áreas específicas de intervenção:
- Modelo de negócio
- Inovação e transformação digital
- Produto
- Serviço
Fatores de Valorização
Em termos gerais, serão valorizadas as PME que se caracterizem por fatores como os descritos na lista abaixo. Esta lista não deverá ser considerada vinculativa nem tem um caráter exaustivo.
- Atividade economicamente sustentável.
- Escalabilidade e replicabilidade.
- Modelos de negócio que combinam competitividade e respeito pelo ambiente.
- Métodos de produção que reduzem o desperdício e promovem a reutilização de materiais.
- Pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras e que contribuam para a redução do consumo de energia ou a emissão de CO2.
- Implementação de práticas que respeitem a biodiversidade e os solos, por exemplo na agricultura.
- Potencial de transformação e capacidade de aportar inovação e mudança ao setor de atividade.
Modo de participação
As PME poderão participar com uma ou mais candidaturas, que deverão submeter através da plataforma eletrónica disponível em www.tranquilidadepme.com.
Prazo de candidatura 2022
As candidaturas poderão ser submetidas de 2 de maio a 15 de junho, inclusive.
Júri
A análise e avaliação das candidaturas será efetuada por um júri formado por individualidades independentes, reputados especialistas com provas dadas na área da sustentabilidade, sendo oriundos das esferas académica, empresarial e associativa.
Alberto Castro, Economista e Professor, Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa
Alexandra Azevedo, Presidente da Direção Nacional, Quercus
Alexandra Carvalho, Secretária Geral do Ambiente e Diretora do Fundo Ambiental
Gonçalo Salazar Leite, Presidente Comissão de Acompanhamento da Rede PME Inovação, COTEC
Isabel Capeloa Gil, Reitora, Universidade Católica Portuguesa
João Wengorovius Meneses, Secretário Geral, BCSD Portugal
Joaquim Macedo de Sousa, Diretor Executivo, HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos
Luís Veiga Martins, Associate Dean for Comunity Engagement & Sustainable Impact e Diretor de Sustentabilidade, Nova School of Business and Economics
Luísa Schmidt, Socióloga no Instituto Ciências de Sociais, Universidade de Lisboa, Coordenadora do Observa – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade
Margarida Couto, Presidente, GRACE – Empresas Responsáveis
Nuno Gonçalves, Vogal do Conselho Diretivo, IAPMEI
Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo, APA – Agência Portuguesa do Ambiente
Nuno Mangas, Presidente, COMPETE 2020
Da decisão do Júri não cabe reclamação ou recurso.
Prémios
A Tranquilidade atribuirá um conjunto de prémios às PME distinguidas, que inclui produtos e serviços da Tranquilidade, avaliados em 15 mil euros, e um plano de meios e difusão do Grupo Cofina Media, avaliado em mais de 2 milhões de euros*.
PME vencedora
- Seguros da Tranquilidade até 10.000€;
- Diagnóstico Global de Segurança** vocacionado para riscos patrimoniais com identificação de potenciais riscos ambientais, no valor estimado de 5.000€;
- Difusão e cobertura mediática nos formatos papel, digital e TV, no Correio da Manhã, SÁBADO e CMTV;
- Vídeo promocional da empresa;
- Diploma e selo digital de “PME Sustentável | Vencedor”.
Adicionalmente, de entre as PME vencedoras, o Júri internacional elege aquela que será o “herói português da sustentabilidade” e que representará Portugal na final europeia da competição, a 26 de outubro de 2022, em Bruxelas, com os custos de deslocação e estadia, para uma pessoa, suportados pela Tranquilidade.
PME menções honrosas
- Vídeo promocional da empresa;
- Difusão e cobertura mediática nos formatos papel, digital e TV, no Correio da Manhã, SÁBADO e CMTV;
- Diploma e selo digital de “PME Sustentável | Menção Honrosa.
Elegibilidade
Poderão candidatar-se a este Prémio as PME a atuar em território nacional, que desenvolvam projetos que se caracterizem por boas práticas de sustentabilidade.
Condições obrigatórias para participação das PME candidatas:
- ter até 249 trabalhadores;
- ser coletadas e sediadas em Portugal e gerar benefícios diretos para Portugal;
- apresentar resultados alcançados em 2021, que não poderão ter excedido os 25 milhões de euros;
- ter proteção da atividade, ativos e empregados;
- submeter produtos, serviços ou projetos com impacto(s) mensurável(is) a partir de 2020 ou data posterior, e apresentar um controlo dos resultados alcançados e dos efeitos à data;
- estar disponíveis para uma eventual visita do Júri, caso este o entenda relevante para a tomada da decisão final.
Critérios de exclusão
Serão excluídas do Prémio as PME que:
- tenham registo de incidentes ou incumprimentos junto do sistema financeiro nacional e internacional;
- não tenham a situação regularizada junto da Administração Fiscal e da Segurança Social;
- não cumpram os requisitos previstos e/ou não preencham corretamente o formulário de candidatura.
- se enquadrem em setores de atividade excluídos pelo Grupo Generali.
Disposições finais
As entidades promotoras do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME garantem a confidencialidade de toda a informação disponibilizada durante o processo de candidatura e avaliação dos projetos a concurso.
Ainda assim, as PME que se candidatem não deverão disponibilizar informação técnica, científica ou outra considerada sigilosa do ponto de vista da proteção da propriedade intelectual.
As entidades promotoras do SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME reservam-se o direito de modificar, por mútuo acordo, o presente Regulamento, bem como a composição do Júri, por motivos de força maior.
Todos os casos omissos e as questões suscitadas na interpretação do presente Regulamento serão objeto de resolução por parte da Tranquilidade e da Cofina, de que não caberá recurso nem reclamação.
Os vencedores só terão direito a receber os respetivos prémios desde que autorizem previamente a Tranquilidade e a Cofina a utilizar gratuitamente o seu nome e imagem, para efeitos publicitários.
Mais informações sobre o SME EnterPRIZE | Prémio Europeu de Sustentabilidade para PME estão disponíveis no site www.tranquilidadepme.com.
Para esclarecimento de dúvidas: tranquilidadepme@tranquilidade.pt.
*A preços de tabela.
**Exclusivamente 1 local alvo de análise, situado em território português.